terça-feira, 14 de junho de 2016

Texto

   A triste realidade da Homofobia.


“Homofobia significa aversão irreprimível, repugnância, medo, ódio, preconceito que algumas pessoas, ou grupos nutrem contra os homossexuais, lésbicas, bissexuais e transexuais”. Muitas vezes expressa através de agressões físicas e verbais, que vão dos menores aos maiores níveis de crueldade, são atitudes repugnantes e que geram náuseas aos cidadãos de bem. Essa situação de violência contra os homossexuais ultimamente vem se agravando, há teorias que digam que os agressores em sua maior parte sejam homossexuais não assumidos que lutam contra sua própria orientação sexual, movidos pela inveja e o sentimento de duvida que os fazem descontar suas próprias frustações em outros.
Apesar da maior parte da população considerar-se “de bem”, é grande o numero de pessoas que por conta de princípios religiosos, ou culturais, são homofóbicos e preconceituosos. No Brasil ainda é um grande tabu falar sobre questões de gêneros, mas sabemos que esse tipo de orientação sexual e sobre gêneros devem ser feitas principalmente em casa, é de dever da família, porém não é isso que acontece, seja por falta de informação ou simplesmente pelos pais acharem que não é necessário. É dever também da escola, do governo, assim como é dever de todos nós lutar contra o preconceito de gêneros. Baseados em conceitos históricos, sabemos que nunca existiu e nunca irão existir apenas mulheres que gostam de homem, e homens que gostam de mulheres, como hoje em dia é dito “o certo”.
Não obstante, devemos enxergar a homossexualidade como realmente é; não é anormal amar uma pessoa mesmo que seja do mesmo sexo, o amor na sua forma mais pura não escolhe seu alvo, isso é fato. Em um mundo no qual o que mais vemos são crimes contra a vida, são crimes contra os direitos humanos, espalhar o amor seria a forma mais correta de viver, mas ao invés disso vemos apenas ódio sendo cultivado. Para tais crimes existem punições, apesar da Constituição Brasileira não citar especificamente a homofobia como um crime, existe um artigo que indica que um dos objetivos fundamentais da República Federativa do Brasil é "promover o bem de todos, sem preconceitos de origem, raça, sexo, cor, idade e quaisquer outras formas de discriminação."; concordemos que não é o suficiente.
Portanto, a melhor forma de acabar com a homofobia, é movimentando-nos contra qualquer ato de violência, e a favor do amor seja ele de qualquer espécie, ensinar as nossas crianças a aceitarem a diversidade, pois sempre vai existir, cultivar uma nova cultura de respeito. Elas dessa forma saberão que não importa se a pessoa quer ser mulher o homem, e sim que ela se sinta bem sendo o que quiser.  Para aqueles que se recusam a aceitar é aconselhável que enxerguem melhor o mundo a sua volta e se orientem, pois o mundo é mutável, não permanece nas mesmices a qual as mentes alienadas deles representam. Além disso, de alguma forma precisamos fazer nossa futura geração enxergar que jamais a guerra de gêneros será tão eficaz quanto à pacificação e o amor ao próximo.

Um comentário:

  1. Realmente Amanda, o amor é o que está faltando aos seres humanos. Seria uma solução para diversos problemas que enfrentamos em nossa sociedade.

    ResponderExcluir