terça-feira, 21 de junho de 2016

Aprendendo a ler

   A leitura parece ser simples e fácil de aprender,mas entender o que cada escritor transmite já não se torna tão prático como pensam; é por meio da leitura que se realiza o processo de transmissão/aquisição da cultura, por isso ler exige postura crítica, sistemática e disciplina intelectual.
   Uma boa aprendizagem exige que se entenda a decodificação dos sinais gráficos, consiga compreender a intelecção do assunto, a interpretação da leitura e, por fim, a aplicação do conteúdo da leitura.
   Uma leitura pode ser verbal (oral ou escrita), icônica que vale-se de símbolos, imagens ou gestual como a utilizada por surdo-mudos e, por fim, a sonora manifestada em apitos e buzinas.
   Quanto às finalidades ora informa ora entrete, a informativa busca a aquisição do conhecimento; como ler notícias, pois a do entretenimento é apenas uma distração como gibis.
    As modalidades utilizadas pelo leitor influenciam no entendimento, pois cada um tem seu modo de leitura. Ora é oral ou silenciosa, sendo  uma das modalidades mais utilizadas no mundo moderno, técnica e de informação que implica a habilidade de ler e interpretar tabelas e gráficos, ou de estudo que amplia o conhecimento.
    As fases da leitura informativa se tornam essenciais para a  captação da finalidade que deseja ser passada pelo escritor, como reconhecer a visão do assunto, selecionar a ideia central ou ainda crítica e reflexiva ao estudar e compreender os significados das ideias contidas no texto.
   A interpretação se torna maios complexa ao mostrar etapas para o estudo da leitura e assim perceber-se o entendimento proposto foi adquirido; procura-se saber a odeia do autor, correlacioná-la ao problema elencado, além de julgar o material coletado, interpretar e conhecer as partes do texto para assim analisá-la,ou seja,recompor as partes do texto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário