quinta-feira, 12 de maio de 2016

Religião no Brasil

Falar sobre religião não é um tema fácil, como diz o ditado popular “Religião e futebol não se discute’’ , mas deve concordar que o que mais se faz, é discutir e julgar  os gostos do próximo, seja na área politica, no futebol, moda, comida, e religião.
Mesmo sendo um assunto que é falado abertamente, pois vivemos em um país onde temos liberdade religiosa, que é prevista em nossa Constituição. Sinto que existem várias duvidas e fatos que ainda são desconhecidos de muitos, também causadores de polêmica. Pesquisando sobre a religião no Brasil, li alguns dados estatístico que achei interessante e quero aqui compartilhar com vocês.
A população brasileira é em sua grande maioria cristã, com o índice de 87%.Destes, 64% católicos, e 23% protestantes (evangélicos tradicionais, pentecostais e neopentecostais)

Tendo 8% declarados irreligiosos: agnósticos, ateus ou deístas.2% espiritas. E 3% de outras religiões( testemunhas de Jeová, Candomblé, Tambor-de-mina, Umbanda, budistas, judeusmessiânicos, esotéricos, espiritualistas, islâmicos, ehoasqueiros, baha'ís e wiccanos).
A legislação brasileira proíbe qualquer tipo de intolerância, sendo a prática religiosa geralmente livre no país. A diversidade de religiões é uma realidade , fruto, assim como toda nossa cultura, da mistura, da colonização, da miscigenação que ocorreu e ocorre em nosso meio, mas a relação amigável entre elas, e de respeito é um fator que contribui para tal ‘’liberdade’’.  

Apenas por estar na lei, não significa que esteja sendo obedecido à risca, se assim fosse não teríamos roubos, homicídios, tráficos, e tantos outros crimes e comportamentos proibidos. Sabemos que a intolerância religiosa está presente no país, mas cabe a nós mudarmos essa situação, aprendendo, que mesmo não concordando ou acreditando em determinadas crenças, respeitar e ouvir o próximo é fundamental, pois o respeito, e também a educação é a solução para praticamente todos os problemas que enfrentamos.

3 comentários:

  1. Concordo com o que você disse sobre a religião que não se discuti, mas cabe a cada um respeitar o próximo e sua religião.

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pela escolha do tema do texto.Gostei da estratégia de usar dados estatísticos para embasar e prender a atenção do leitor.Texto coerente e bem estruturado.Parabéns!!!

    ResponderExcluir
  3. Parabéns, fez bem escolha do assunto pois vivenciamos críticas sobre aquilo a qual cremos que são chocantes e abusivas. Sendo que temos liberdade a que religião seguir, seja monoteísta ou politeísta, o importante que sejamos respeitados.

    ResponderExcluir