domingo, 8 de maio de 2016

Justiça extrema

    O que é a pena de morte? A  pena de morte,  é um processo legal adotado por mais de sessenta países, na qual a punição de um crime cometido é a morte, através de execução.
    A prática dessa pena  é imposta aos praticantes de crimes como: assassinato, espionagem, adultério, estupro, homossexualidade, corrupção política ou religiosa e narcotráfico. Já o Brasil adotou essa medida de lei, na qual a constituição impõe essa prática apenas em casos excepcionais como, os crimes de guerra. Na América do Sul além do Brasil, apenas Chile e Peru adotam esse método de fazer justiça.
    Segundo o CMP-Código Militar Penal cumpre aplicação da pena de morte por fuzilamento quando houver traição à pátria, favorecimento ao inimigo, conspiração e abandono de posto durante guerras militares.Nos países que tem em sua constituição uma punição mais ampla não utilizam apenas o fuzilamento, mais ainda  outras maneiras como: asfixia, crucificação, esmagamento por elefantes, morte por mil cortes, decapitação, eletrocussão em cadeira elétrica, câmara de gás, injeção letal, entre outros.
  Tais penas, são aplicadas, nos países que tem em sua constituição não apenas punição por crimes de guerra, mas também para crimes comuns.
  Já no Brasil, seria inoportuno a adoção deste ponto de vista de forma legal porque a justiça, não pune os réus com igualidade, assim, no caso de pena de morte nesse país apenas os pobres, negros e sem cultura seriam alvo do cumprimento dessa pena, a elite como um todo não seriam punidos segundo a lei.
  Mas, mesmo assim, o brasileiro é a favor da pena de morte, nos casos impactantes de crimes hediondos, que chocam o Brasil e o mundo; o mesmo volta atrás em sua concepção quando levam em consideração as injustiças que podem ser causadas no âmbito desigualdade social, predominando a cumplicidade legal.Esses fatores são determinantes para opinião pública, na qual as opiniões em grande escala se dividem e se revoltam ao mesmo tempo.
   Por um lado seria um modo promíscuo de tentar diminuir as estatísticas da criminalidade, e por outro lado, ficaria a certeza da injustiça legal e social.
   Analisando o Brasil um país com índice de criminalidade tão elevado,  estando cotado como um dos países mais violentos do mundo e que possui um modelo de justiça antissocial e corruptível, fica a dúvida:
   Funciona ou não?  A pena de morte no Brasil.
    A pena de morte é uma questão que precisa no entanto, é ser analisada... Bem analisada.

7 comentários:

  1. gostei muito do texto ficou coerente.parabéns

    ResponderExcluir
  2. Um tema muito polêmico, porém possui boa coerência textual,contém um conteúdo semântico compreensível.
    Muito bom.

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. O Brasil é mesmo um País muito elevado, já deveria ter pena de morte, talvez isso seja a questão que precisa para combater a criminalidade! Parabéns pelo texto.

    ResponderExcluir
  5. Um tema muito polêmico, porém possui boa coerência textual,contém um conteúdo semântico compreensível.
    Muito bom.

    ResponderExcluir
  6. Acredito que as leis do Brasil estão precisando ser revistas, muitas delas já se tornaram inoportunas para a realidade em que vivemos e no caso da Pena de morte acho que alguns crimes deveriam ter como punição esta prática como: alguns casos de assassinato.

    ResponderExcluir
  7. Um texto bem reflexivo.Várias informações novas para mim.

    ResponderExcluir