sexta-feira, 20 de maio de 2016

Políticos maquiavélicos

            Maquiavelismo é a doutrina que se originou do livro O Príncipe, escrito por Nicolau Maquiavel em 1513, no qual Maquiavel impõe ensinamentos que leva a desrespeita a ética e a conduta, a sua principal intenção é conscientizar os políticos que o homem é o centro de todas as coisas e que os fins justifica os meios. Os escritos de Maquiavel atravessaram séculos e se tornou a base do governo hoje, os principais discípulos brasileiros são: Getúlio Vargas, José Sarney e Luiz Inácio Lula.
          A era Vargas ficou reconhecida pela a revolução, por uma era de mudanças e feitos de extrema importância. Vargas sempre dominou a arte da retórica o que é essencial para um maquiavélico, para Maquiavel, se não pode ser temido seja amado, manipule, mostre somente aquilo o que o povo quer ver.  E isso foi o que Vargas fez, ainda amado nos dias de hoje e conhecido como o homem que revolucionou Brasil, é preciso ver mais além, pois ele deixou o país em crise e com uma divida externa desencadeada pela a quebra da bolsa de valores de Nova York, que prejudicou a exportação brasileira, a arte de manipular em seus discursos, foi o que mais favoreceu o seu governo e sua fama de brilhante.
         Diferente de Vargas, José Sarney não criou planos plausível para o Brasil, com a inflação em alta talvez jamais vista igual, o governo Sarney desesperado, cria planos absurdos como, o Cruzado Novo, que levou o desaparecimento de créditos e o levantamento nos juros. Com esses acontecimentos e com boatos de corrupção, a sociedade entra colapso, então Sarney não tinha outra escolha se não, acalmar a população, e ele utiliza de meios maquiavélicos enganando e  utilizado elementos de um lobista.
      Recentemente presenciamos um governo completamente maquiavélico que foi o governo de Lula. Diferentes dos outros ele não precisou saber falar, não precisou saber a arte da retorica, mais sim, precisou falar como o povo, para o povo. Assim com o seu contato com o povo e o seu discurso emocionante sobre a pobreza, para uma sociedade emotiva foi o seu ponto de partida para o sucesso, ou melhor, para corrupção tão almejada por ele. Contudo percebemos que a distintas formas de ser maquiavélico seja com diálogos ou com atitudes manipuláveis.
          Levando-se em conta o que foi observado é notável que não é difícil manipular uma sociedade que anseia por mudanças, assim ela é exposta a mentiras e façanhas, pois ela não questiona o governo, não pesquisa, prefere acreditar cegamente em alguém que diz querer mudar o país. Essa sociedade esta cansando de ser enganada e tem lidado com isso se engando, acreditando que será diferente. Como Adolf Hitler diz Não se implora por direitos, se luta por eles.


3 comentários:

  1. ficou perfeito sarah, tem coesão e coerência, e gostei da parte que diz ''mostre aquilo que o povo quer ver'' porque na realidade muitos são cegos em questão de política, e não sabem argumentar.

    ResponderExcluir
  2. Com certeza o livro de Nicolau Maquiavel, o príncipe é um grande clássico da literatura mundial é referência dentro da política por se trata de assuntos que respalda questões atuais. O governo Vargas foi marcado por regime ditador onde Getúlio ficou muito tempo no poder, mais também suas criações são de grande relevância para a sociedade com a Petrobrás que ate algum tempo era a maior estatal brasileira, a CLT(consolidação das leis trabalhistas) que foi uma grande conquista que garante direito para a classe trabalhadora, entre outros feitos escreveu sua parte na historia do Brasil, mais também cometeu algumas truculências em um regime autoritário.

    ResponderExcluir
  3. Isso aí garotas !! Essa é a realidade infelizmente !

    ResponderExcluir