quinta-feira, 12 de maio de 2016

Legalização da Maconha


Você e a favor ou contra a legalização? Esse assunto vem sendo bastante debatido e tem gerado muita polemica, principalmente nos tempos em que vivemos em que tudo tem sido questionado por essa nova geração revolucionaria.

Vários países já aprovaram o uso da erva como Uruguai, Colômbia e Holanda. Na Holanda onde as leis de uso da maconha são muito menos repressivas o seu uso entre jovens e o mais baixo da Europa. A legalização aceita que o uso da droga e normal e que e uma questão social e não uma questão de justiça criminal. Para analisarmos melhor a situação e preciso saber o que se entende por legalização da maconha, porque mesmo em países que a droga já e liberada, ela não deixou de ser discriminada por algumas pessoas.

A droga proibida e mais lucrativa no Brasil é a maconha. Sendo ela liberada surgem questionamentos como o que a repressão policial seria diminuída e tornaria mais eficiente nosso aparato de segurança pública.


Países do mundo vem estudando e executando novas políticas para lidar com a droga, e ativistas a favor e contra a maconha precisam adequar a essa realidade de forma que aqueles que prefiram banir a droga precisam iniciar campanhas a favor de versões da legalização que causem menos dano, enquanto os defensores da erva têm que ficar atentos às formas de regular os mercados, para evitar que eles caiam em mãos tão descomprometidas com o bem público como aquelas que atendem os consumidores de tabaco, por exemplo. 

Outro ponto de vista também muito discutido e em relação aos uso da maconha em casos de tratamento medico como por exemplo; câncer, aids, esclerose múltipla e glaucoma entre outras. Então cabe a nos decidirmos como lidar com esta situação de forma que não haja um conflito de ideias, mas que uma decisão seja estabelecida.

3 comentários: